domingo, 18 de janeiro de 2009

FORTALEZA, A CIDADE DAS MAIS BELAS PRAIAS BRASILEIRAS

Apesar de ser um estado relativamente pequeno, o Ceará tem um dos mais longos litorais do país. Situado estrategicamente logo abaixo da linha do Equador, é a rota mais curta do Brasil para Europa, Estados Unidos e África. Para se ter idéia, o continente africano está a apenas 6 horas e meia de vôo da capital cearense, tornando este estado como portão internacional aéreo e marítimo da América do Sul para turismo, negócios e eventos.
Sua Capital é Fortaleza, que possui 34 km de praias, a uma altitude média de 21 metros. Apesar de estar inserida no clima semi-árido, sua localização modifica esta realidade por estar entre serras próximas, fazendo com que as chuvas de verão ocorram com mais freqüência na cidade e em torno do que no resto do Estado. A temperatura média anual é de 26°C, sendo dezembro e janeiro os meses mais quentes e julho o mais frio, porém com diferenças mínimas de temperatura.
A história de Fortaleza começou a muitos anos atrás, quando a cidade surgiu ao redor do Forte de Nossa Senhora da Assunção, construído pelos portugueses em 1603. Ao redor do forte, surgiu um povoado, que deu origem a quinta maior cidade brasileira.
Fortaleza conta com de 15 praias, consideradas as mais agradáveis no Brasil. Até o início dos anos 80, a orla da cidade ainda não era voltada para o turismo, havia alguns prédios residenciais e comerciais, entre vários terrenos vazios. Com o crescimento do turismo, a orla cresceu e modernizou-se, oferecendo atualmente uma grande gama de atrativos para os visitantes, como modernos hotéis, agradáveis restaurantes e lojas diversas. Os turistas preferem a Praia do Futuro, que tem águas límpidas e ondas fortes, as praias do Meireles e Mucuripe são ótimas para caminhadas, pois têm calçadas largas, ladeadas por barracas à beira-mar, lojas e serviços diversos, à noite, o local preferido é Iracema e sua famosa boemia.
Além das praias urbanas, o Fortaleza oferece praias mais afastadas, como Canoa Quebrada e a internacionalmente conhecida praia de Jericoacoara, na cidade há uma estruturada rede de operadoras de turismo, que levam os visitantes a esses e outros locais encantadores.
Fortaleza é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil e sua fama ultrapassa fronteiras, a cidade tem recebido um número cada vez maior de turistas estrangeiros a cada ano, especialmente de Portugal, Itália e França, dentre outros. Na orla marítima localizam-se os principais meios de hospedagem da cidade e também muitos restaurantes e atrações turísticas, com destaque para as barracas de praia e parques aquáticos, clubes, boates e casas de shows. Segundo o IBGE, a cidade abrigava em 2005, 4.367 unidades locais de empresas de alojamento e alimentação. A cidade dispõe ainda de vários consulados que dão assistência ao turista estrangeiro.
As principais atrações são o parque temático Beach Park que recebe uma média de 500 mil visitantes por ano, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Av. Beira Mar com sua feira de artesanato, a Praia de Iracema, com a Ponte dos Ingleses e o famoso Pirata Bar e a Praia do Futuro com suas "barracas" de praia, música contagiante de inúmeras as bandas que tocam o tradicional forró cearense, onde ninguém fica parado. O Ceará é famoso também por ser o berço de grandes humoristas brasileiros, como Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcanti e em Fortaleza, vários artistas se apresentam em bares e restaurantes ou mesmo em praça pública em busca de fama e reconhecimento.
Na estrutura de apoio ao turismo, o Governo do Estado e a prefeitura realizam eventos e incentivam e colaboram para a divulgação de outros, com especial destaque para o turismo de eventos e negócios. Em 2007 surgiu uma parceria entre governos para a construção de um novo centro de convenções, o Pavilhão de Feiras e Eventos de Fortaleza. Existem na cidade diversos pontos de informação turística, em lugares estratégicos como no aeroporto, na rodoviária, no calçadão da Av. Beira Mar e no Centro Cultural Dragão do Mar. Na Praia de Iracema existe um posto policial especializado para o turista estrangeiro.
Com infra-estrutura de dar inveja a muitas cidades que se dizem “turísticas”, Fortaleza é um dos melhores destinos para o turista e uma excelente opção de viagem para as férias de verão. Consulte seu agente de viagens e aproveite o verão na capital cearense.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado pelas dicas sobre fotaleza. Mas a letra branca sobre o fundo vermelho torna a página ilegível. Tive que copiar em outro documento para conseguir ler.