quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

FOZ DO IGUAÇU, O ESPETÁCULO DAS ÁGUAS

O Parque Nacional de Iguaçu é um dos monumentos naturais mais belos do mundo e agora no período das chuvas o espetáculo das cataratas, se torna mais fascinante com o volume de água que desce o Rio Iguaçu. Considerada como patrimônio da humanidade, foi o segundo parque nacional brasileiro, criado oficialmente em 10 de janeiro de 1939, pelo presidente Getúlio Vargas, através de decreto lei.
Em 1542, o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, descia o rio em uma canoa, procurando uma rota segura para Assunção, no Paraguai, ao se deparar com as gigantescas quedas d’água, só teve tempo de gritar "Santa Maria, que beleza!" e com muita sorte escapou de um terrível fim, se tornando o primeiro europeu a conhecer as cataratas, colocando seu nome na história, sendo o descobridor daquela região e levando ao mundo, tão fantástica formação geográfica.
Situado em uma tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina), o Parque Nacional do Iguaçu é o mais importante destino turístico do estado do Paraná e um dos mais conhecidos do Brasil. Atualmente concorre como um forte candidato em uma campanha mundial que escolherá as sete maravilhas naturais do mundo contemporâneo. Caso seja eleito, estará em uma seleta lista que atraíra ainda mais, turistas estrangeiros para o país e firmará o Brasil no cenário turístico mundial como um país de maravilhosas paisagens e importantes monumentos naturais, culturais e históricos.
A cidade mais próxima ao parque, Foz do Iguaçu, é considerada como uma das mais bem estruturadas do país para receber turistas, com aeroporto internacional, centro de eventos e um dos maiores parque hoteleiros do país. São várias as opções de lazer, como passeios ecológicos, parques e áreas de proteção e conservação ambiental, centro de compras, museus, esportes radicais como o rafting, rapel, escalada em rocha, árvorismo e passeios de barco, em meio às quedas e ainda, passeios de helicópteros, que sobrevoam as cataratas em uma aventura de tirar o fôlego. No município, são cerca de 300 mil habitantes de diferentes nacionalidades, transformando a cidade numa verdadeira “Babel”. A cidade conta ainda com diversos atrativos culturais, com ênfase para a arquitetura religiosa, como a Igreja Matriz, o Templo Budista e a Mesquita Muçulmana. No aspecto arquitetônico, destacam-se ainda as Pontes Internacionais da Amizade, na divisa com o Paraguai e Tancredo Neves, divisa com a Argentina.
Na gastronomia, o prato típico da região é o "Pirá de Foz", feito com o peixe surubim, cozido com molho de gengibre, guarnecido com purê de mandioca e arroz, mas o prato mais procurado e apreciado é o "Dourado Assado", tanto que todo o ano, ocorre o "Concurso do Dourado Assado", que atraí chefes de cozinha e centenas de turistas famintos.
Muito próximo dali, outro exemplo da genialidade humana, é Itaipu, a maior hidroelétrica do mundo, que além das gigantescas turbinas, apresenta o Museu Ecológico e o Refúgio Biológico Bela Vista, um santuário para animais e plantas, na reserva são também desenvolvidas atividades voltadas à preservação e conservação do meio ambiente.
Mas o grande atrativo são as cataratas, formadas pelo rio Iguaçu, com aproximadamente 275 quedas de 65 metros de altura em média. A vazão média é de 1.500 metros cúbicos de água por segundo, onde se destaca “Garganta do Diabo”, com uma queda de 90 metros de altura. No local um elevador panorâmico liga a base das quedas ao nível superior do rio. Existem também passarelas e mirantes para observação das quedas, que possibilita ao turista, uma visão mais detalhada da imensidão das águas que descem pelas estonteantes cachoeiras, uma fantástica manifestação da força da natureza diante de seus olhos. Realmente um passeio que deve constar no seu álbum de fotografias.
Para aqueles que sonhavam com uma viagem ao exterior, mas a crise do mercado financeiro frustrou seu programa com a alta do dólar, Foz do Iguaçu é uma ótima opção, uma alternativa, que oferece em seu roteiro, belas paisagens, excelentes opções de hospedagem e lazer e para quem desejar mais, como por exemplo uma visita a um cassino, é muito simples, basta atravessar a fronteira e você estará ou no Paraguai ou na Argentina, onde nossa moeda tem um peso a mais.

Nenhum comentário: