quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ILHÉUS, A PRINCESINHA DO SUL DA BAHIA

Imortalizada no romance “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado, o famoso escritor baiano, que passou parte de sua infância na cidade, Ilhéus também é conhecida como “A Terra do Cacau”, a cidade de belas praias e das construções coloniais. Por tudo isso a cidade é chamada de “Princesinha do Sul”. Dona do mais extenso litoral na Bahia, suas praias são paradisíacas e sua paisagem serviu como cenários para novelas produzidas pela televisão e para filmes do cinema nacional. É necessário mencionar que Ilhéus é o portão de entrada para Ilha de Comandatuba, onde está localizado um dos mais conhecidos resorts brasileiros.
Ilhéus foi fundada em 1534 e elevada a cidade em 1881. Já na década de 20 era famosa por seus cabarés, clubes noturnos e cassinos. A cidade era movimentada e esta época foi narrada por Jorge Amado em seus romances. Uma época de muito dinheiro e de muito luxo. Hoje Ilhéus é um dos maiores destinos turísticos da Bahia e importante pólo industrial, científico e rural.
A cidade é repleta de pontos turísticos, com centenas de patrimônios culturais, religiosos, arquitetônicos e naturais, que encantam que a visita. Há lugares curiosos, como o "Bar Vesúvio", um dos mais antigos estabelecimentos comerciais do município, com quase cem anos de idade e o "Bataclan", o antigo bordel de Ilhéus, freqüentado pelos "Coronéis do Cacau", que funcionou até os anos 40. Sua proprietária era Antônia Machado, mais ficou mais conhecida pelo apelido de "Maria Machadão", graças ao livro de Jorge Amado. Logo após uma boa reforma o Bataclan, passou a ser cede da prefeitura municipal e é aberto aos visitantes. Na Casa de Cultura Jorge Amado, antiga residência do escritor, encontramos o cotidiano do artista baiano e suas obras literárias. Para finalizar o centro histórico, que possui um conjunto arquitetônico do período colonial com casarões e palacetes em estilo neoclássico, totalmente restaurados e conservados, que vale a pena conhecer.
A mistura das culturas indígena, portuguesa e africana deram origem à exótica culinária baiana e a cidade está rodeada de restaurantes típicos, alguns até com sotaques de outras nações, como italiano, francês, português e árabe. Com o cultivo do cacau, o chocolate é um atrativo, fazendas abrem suas porteiras para que o turista possa conhecer o processo de cultivo do cacau, desde a plantação até o processo pós-colheita, incluindo uma deliciosa degustação.
As praias de Ilhéus são as mais bonitas do estado baiano, com opção para os esportes náuticos, como o surf, em águas mais agitadas, ou para os mais tranqüilos, as águas calmas e areias douradas, das praias dos Milionários, do Sul e de São Miguel, que são as mais procuradas pelos turistas, mais existem muito mais praias, basta ao turista desbravá-las e a cada descoberta uma nova emoção.
Em Ilhéus esta localizada a "Estrada Parque", a primeira rodovia ecológica do país, com praias selvagens, manguezais e cachoeiras. De um lado o mar azul brilhante e do outro a Mata Atlântica ainda preservada e o ecoturismo se faz presente através do “Ecoparque do Uma”, uma área de proteção ambiental, criada em 1997, por decreto municipal, uma demonstração clara de respeito ao patrimônio natural da região, por parte de seus administradores públicos, que se preocupam em manter e preservar as riquezas do município, com medidas políticas sinceras, através de leis viáveis, levando em consideração a sustentabilidade do turismo e obtendo o respeito para com seus eleitores. Com 383 hectares de mata virgem, o Ecoparque do Uma dá ao turista, a oportunidade, em um passeio monitorado, conhecer a extração artesanal da borracha, percorrer trilhas que levam a passarelas suspensas nas copas das árvores, que proporcionando uma vista magnífica e espetacular da floresta.
Outra boa opção de lazer são os passeios de barcos pelos rios da região, que levam a cachoeiras, ilhas flutuantes, vila de pescadores, fazendas de cacau, lagos e manguezais.
Para as obrigatórias compras, o “Mercado de Artesanato de Ilhéus”, apresenta peças em argila, cerâmica, coco, madeira, cipó e piaçava. Os boêmios podem ficar tranqüilos, a vida noturna em Ilhéus, pode-se ser apreciada nas barracas à beira mar, no centro da cidade e nos pubs, com música no estilo “um banquinho e um violão”, regado a muita bebida gelada e namoro com vista para o mar.
Com clima quente durante o ano todo, com excelente infra-estrutura e ótimos preços, Ilhéus é um destino turístico brasileiro muito atraente e nesses tempos onde a crise nos ronda, “A Princesinha do Sul da Bahia”, pode ser sua melhor alternativa de viagem para o período das férias de verão, aproveite!!

Nenhum comentário: