terça-feira, 9 de dezembro de 2008

OURO PRETO, O BERÇO DAS MINAS GERAIS

Ouro Preto, além de um ótimo passeio é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil e a cultura mineira. Ao lado de outras cidades como Congonhas, Diamantina, Mariana, São João Del Rey, Tiradentes, entre outras, Ouro Preto faz parte do “Circuito Histórico das Cidades de Mineiras”.
Fundada em 1711, no estado de Minas Gerais, Ouro Preto é uma cidade que apresenta um capítulo a parte da história brasileira, um período marcado pela busca de ouro e pedras preciosas durante a colonização do Brasil, no início do sec. XVIII, o que trouxe a cidade, a tradicional arquitetura portuguesa e a construção de igrejas em estilo barroco, decoradas com um rico acervo sacro, financiadas pelo dinheiro vindo das jazidas de diamantes e esmeraldas, além da insurreição contra a coroa portuguesa, organizada pelos inconfidentes.
À primeira vista, Ouro Preto, é uma daquelas cidades paradas no tempo, e é isto que seus administradores fazem questão que se pareça, uma cidade colonial em pleno século XXI. Com total apelo turístico e cultural, foi tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1980. Em Seu conjunto arquitetônico, podemos destacar construções coloniais, como igrejas, casarões e as obras de Athayde e Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, o maior expoente do estilo barroco nas Minas Gerais e das artes plásticas no Brasil.
Com cerca de 20 igrejas e capelas, dezenas de construções da época do Brasil colonial e 10 museus, no qual podemos destacar o Museu de Arte Sacra, que apresenta em seu acervo, imagens, documentos, peças, vestimentas e a organização da sociedade colonial, da religião e da cultura da antiga Vila Rica e O Museu Aleijadinho, que reúne em só espaço, peças de arte-sacra e documentos gráficos do grande artista ouro-pretano.
Ouro Preto não lucra só com história e monumentos histórico, mas também por possuir um rico calendário de eventos e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, como Mirante do Morro São Sebastião, Parque Estadual do Itacolomi, Estação Ecológica do Tripuí, o Morro da Queimada e o Parque Municipal da Cachoeira das Andorinhas.
No variado calendário de eventos e manifestações culturais podemos destacar o Carnaval, as festas típicas Juninas, o Festival de Internacional de Jazz, a Semana Internacional de Museus, O Festival de Inverno, O Festival de Bandas e até mesmo, A Parada Gay de Ouro Preto, ou seja, eventos para todos os públicos durante todo o ano.
Para quem gosta de longos caminhos, para viajar e conhecer cidades e paisagens, Ouro Preto nos oferece “A Estrada Real”, um roteiro turístico, que conta a história das Minas Gerais colonial, da riqueza dos ciclos do ouro e do diamante, da saga dos bandeirantes, dos escravos e também dos Inconfidentes, passando pelos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, em um caminho de 1.400Km, cortando 177 cidades e distritos turísticos. Para quem aprecia caminhos mais curtos, mas com a mesma intensidade de aventura, a opção é o “Trem da Vale”, que liga a cidade de Ouro Preto a Mariana, com 18 Km de extensão. Um passeio com a tradicional “Maria-Fumaça”, puxando uma composição móvel, que inclui um vagão panorâmico, especialmente adaptado para receber uma estrutura transparente que permite uma vista excepcional da paisagem.
São inúmeras as atrações e quanto à infra-estrutura para o turista, Ouro Preto está bem equipada e preparada para receber visitantes, com excelentes opções de hospedagem e ótimos bares e restaurantes, onde podemos degustar a tradicional e típica culinária mineira. Então? O que você está esperando? Consulte o seu agente de viagens e aproveite esta oportunidade.

Nenhum comentário: