quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

PERNAMBUCO, UM PARAÍSO BRASILEIRO REPLETO DE OPÇÕES

Pernambuco é um estado brasileiro agraciado pela natureza, uma dos mais belos destinos turísticos do nordeste do país, que encanta com suas maravilhosas paisagens paradisíacas, pela arquitetura dos casarões e igrejas do período colonial português e pela rica cultura. Localizado no centro-leste da região Nordeste, possui toda a infra-estrutura para receber visitantes com conforto e comodidades. Seu nome significa "onde o mar se arrebenta", por seu litoral estar protegido por paredões de recifes de coral. Sua capital é a cidade do Recife, fundada em 1537, é a mais antiga das capitais brasileiras, às margens do oceano Atlântico.
Extremamente recortado em seu litoral, a cidade do Recife é conhecida como a "Veneza Brasileira", por ser cercada de rios que desembocam no mar, há também várias ilhas e mangues, muito semelhante à cidade italiana, na Europa. Com um clima tropical e alta umidade relativa do ar, as temperaturas são equilibradas ao longo do ano. Recife abriga grandes riquezas naturais como à conhecidíssima praia “Porto de Galinhas”, eleita como uma das dez praias mais bonitas do Brasil, com suas piscinas de águas claras e mornas, formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais. A cultura mistura eventos como o “Abril Pro Rock”, um festival de música jovem, que revela todos os anos, novas bandas para o cenário nacional, como ocorreu como o Nação Zumbi e o carnaval, onde o “Frevo” é o grande diferencial, destacando o “Bloco Galo da Madrugada”, o maior bloco de carnaval do mundo. Durante o mês de junho, as festas juninas é que atraem os turistas de todo Brasil e exterior. No conjunto arquitetônico no “Bairro do Recife” o visitante pode contar com prédios antigos, galerias, lojas de artesanato, museus e outros espaços culturais, além de manifestações populares com músicas e danças de origem africana, indígena e brasileira. Berço de grandes escritores, poetas, músicos e vários artistas de muitas formas de expressão, Recife presenteou o Brasil com nomes como Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Nélson Rodrigues, Lenine, Reginaldo Rossi e Francisco Brennand.
Muito perto de Recife, surge Olinda, com 11,26 quilômetros de litoral, distribuídos em sete praias extremamente convidativas ao lazer contemplativo, sendo a Praia do Bairro Novo, a mas freqüentada. Olinda foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1982, por ser uma das mais bem preservadas cidades coloniais do país. Fundada em 1535, por Duarte Coelho, é também um dos mais importantes centros culturais do Brasil, possui um importante sítio arqueológico, com igrejas e casarões antigos e documentos que marcam o período colonial português e as invasões holandesas. O carnaval é a maior festa da cidade, mas Olinda promove eventos culturais, como feirinhas de artesanato, reggaes, sambas, maracatus, afoxés e noites literárias, durante o ano todo, nas casas de festas, nos bares e restaurantes temáticos, com a excelente gastronomia pernambucana.
Em Cabo de Santo Agostinho, a 41 km de Recife, o turista encontra varias reservas ecológicas e belas praias. Uma oportunidade para relaxar e praticar esportes aquáticos, como o surf. Outras opções do município, são os monumentos históricos, como os velhos engenhos, que guardam parte da história da cidade e do estado. Outros pontos conhecidos são a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e as ruínas do convento carmelita, que datam do final do século XVI e o Forte Castelo do Mar, construído em 1631 pelos portugueses com granito do próprio município do Cabo, para proteger a área dos invasores holandeses. No artesanato a cidade tem uma produção bastante diversificada, baseada na produção de cerâmicas.
O estado oferece mais centenas de opções, como Garanhuns, a cidade natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que atrai turistas tanto no verão como no inverno, como suas praias, prédios históricos e o "Festival de Inverno de Garanhuns", um dos festivais mais conhecidos do nordeste brasileiro, Petrolina que faz divisa com a cidade de Juazeiro na Bahia, famosa pelo artesanato das “carrancas” e pelo turismo de negócios e finalmente o Arquipélago de Fernão de Noronha, um pequeno arquipélago vulcânico situado no Atlântico Sul, constituído de rochas do alto de um monte vulcânico, com sua rica flora e fauna é o paraíso dos mergulhadores e de aventureiros e o arquipélago merece um artigo a parte.
São várias as opções que o estado de Pernambuco possui, consulte seu agente de viagens e marque uma viagem que realmente vale à pena.

Nenhum comentário: