terça-feira, 9 de dezembro de 2008

PANTANAL MATOGROSSENSE, UM DOS LUGARES MAIS INCRÍVEIS DO PLANETA

Situado no sul de Mato Grosso e no noroeste do Mato Grosso do Sul, engloba também o norte do Paraguai e o leste da Bolívia, o chamado “Pantanal Matogrossense” abriga em sua imensa área, milhares de espécies de animais e plantas. Foi descoberto pelo português Aleixo Garcia, em 1524, que buscava pedras e metais preciosos em sua jornada pelo país. Tempos depois, o Pantanal foi palco de batalhas na “Guerra do Paraguai” e por fim foi explorado pela cultuara agro-pecuária. Hoje é um dos destinos mais procurados pelo turismo nacional e internacional. Há uma grande infra-estrutura para atender as mais diversas exigências de diferentes clientes.
Segundo estudiosos, o Pantanal surgiu graças à separação do oceano, há milhões de anos atrás. Animais que estão presentes no mar também existem no Pantanal, formando o que se pode chamar de “mar interior”. Todos os anos a chuva inunda a região e o rio Paraguai e seus afluentes transbordam e se espalham pela planície baixa, cobrindo extensas áreas, fertilizando a terra e transformando a paisagem em algo espetacular, uma visão única no planeta, em solo brasileiro.
O Pantanal Matogrossense possui 250 mil km², um santuário de plantas e animais, um patrimônio da humanidade, uma das maiores extensões úmidas contínuas do mundo. O clima é quente e úmido, no verão e frio e seco, no inverno. Em suas águas, encontramos peixes como o pintado, o dourado, o pacu, curimbatá, o piraputanga, o jaú e o piau, além de piranhas e outros animais, como jacarés, capivaras, ariranhas, cobras como a sucuri, a jibóia e cobras-d’água, também são encontrados algumas espécies de lagartos, jabutis e cágados. Muitos animais ameaçados de extinção em outras partes do Brasil, ainda possuem populações vigorosas na região pantaneira, como o cervo-do-pantanal, a anta, o lobo-guará, o porco do mato, o tamanduá-bandeira, o cachorro-do-mato, o bicho-preguiça, a suçuarana, o quati e o tatu. Há também a ocorrência de grandes felinos, como a onça-pintada e a onça parda, dois dos mais temidos predadores da região. Entre os primatas, os mais comuns são o macaco-prego e o bugio. As aves são um espetáculo no Pantanal, um dos maiores atrativos, talvez a sua marca registrada, são 656 espécies, entre elas destacam-se o tuiuiú, o colhereiro e as garças biguás, que deslumbram os visitantes e os estudiosos, em uma paisagem de encher os olhos de satisfação.
A geografia é marcada por cerrados e cerradões sem alagamento periódico, campos inundáveis e ambientes aquáticos, como lagoas de água doce ou salobra, rios, vazantes e corixos. Nos lugares mais altos, a paisagem é parecida com caatinga, apresentando espécies típicas como o mandacaru, plantas aquáticas, ipês com flores róseas e amarelas, orquídeas, palmeiras, figueiras e aroeiras. A camada de lodo nutritivo que fica no solo após as inundações, permite o desenvolvimento de uma rica flora. Em áreas em que as inundações dominam, mas que ficam secas durante o inverno, ocorrem vegetações como a palmeira-carandá e o paratudal.
Nos últimos anos houve investimentos maciços no setor do turismo, principalmente no ecoturismo. Surgiram diversas pousadas pantaneiras, hotéis fazenda, hotéis em barcos e dezenas de operadoras de turismo, que oferecem os mais diversos tipos de serviços e pacotes para o visitante. São diferentes roteiros, como passeios de barco e canoas, passeios em jipes, tal como em um safári na África, pescarias, acampamentos em meio à selva para observação de animais e plantas, aventuras para todos os gostos. A região é composta por 12 municípios que têm como fronteira, a cidade de Cuiabá, ao norte e ao sudeste a cidade de Campo Grande. O Pantanal é uma região muito antiga, com cidades que se formaram logo no começo da colonização portuguesa e possuem construções que ainda são preservadas até hoje, que também são atrativos para turistas que buscam, além das paisagens exóticas a cultura e a história brasileira.
“Terra dos Sonhos” dos pescadores, imortalizado na novela da extinta Rede Manchete, reprisada com muito sucesso atualmente pelo SBT e nas músicas de Almir Sater, o Pantanal apresenta aos seus visitantes, belas paisagens, a exuberante vida animal e vegetal, que encantam os turistas, que podem ver bem de perto, tão grandiosa obra da natureza.

Nenhum comentário: