terça-feira, 9 de dezembro de 2008

PARQUE NACIONAL DOS LENCÓIS MARANHENSES, UMA RARA BELEZA

Um imenso “deserto” de areias brancas, com 155 mil hectares de dunas, mas com centenas de lagos, rios e manguezais. Um dos mais impressionantes cartões postais brasileiros e considerado um dos destinos mais bonitos do país. Os Lençóis Maranhenses é um raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos, através da ação da natureza, algo que não há comparação em outra parte do planeta, mais uma exclusividade que esse imenso país possui e pode ser usado para atrair turistas de todo o mundo.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui uma paisagem maravilhosa, algo de encher os olhos, uma experiência impar que vale a pena conhecer. Ao caminhar pelas “morrarias”, é assim que chamam os moradores da região as dunas de areias brancas, o visitante experimenta a sensação de estar interagindo com a natureza em um cenário paradisíaco.
A chuva que cai na região, banha os rios e formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque, são lagoas de água doce, que variam suas cores em tons de azul e verde e ganham mais cores com as praias desertas e as aves migratórias, que enfeitam mais o céu azul e o sol brilhante, garantindo uma visão inigualável. Visto de cima, se assemelha a um grande lençol jogado ao vento, daí a origem do nome do Parque.
A melhor época para conhecer os deslumbrantes Lençóis Maranhenses, é justamente no período das chuvas, entre dezembro e julho. A cidade mais próxima do parque é Barreirinha, com dezenas de aconchegantes pousadas. No local há também pequenos povoados como Vassouras, Atins, Mandacaru e Caburé. Nesses vilarejos é possível ver o bailado de grupos de mergulhões cinzentos de bico avermelhados e de grupos de garças. Nas cabanas de palha de buriti, o turista é salvo do sol forte e aproveita para degustar um delicioso ensopado de peixe, prato típico da região, que é oferecido pelos moradores, que estão prontos a recepcionar qualquer visitante.
Apesar das altas temperaturas que chegam a alcançar 38ºC, um vento forte e incessante, que muda constantemente a posição das dunas que chegam a atingir mais de 20 metros de altura, suaviza o clima, dando a impressão de que o sol não está tão quente, mas o uso de protetor solar, chapéu ou boné e óculos escuros são obrigatórios.
Para quem deseja conhecer e passar alguns dias hospedado em uma pousada próxima ao parque, passará por toda rusticidade que o local implica: a luz elétrica é fornecida por geradores e estes são desligados diariamente às 22h. Mas quem já passou por essa experiência, afirma que a sensação é extremamente agradável. Quando as luzes são desligadas, o único ruído vem do vento, a natureza oferece nas noites de lua nova, um céu repleto de estrelas que dão a impressão que podem ser tocadas, a imensidão do universo na ponta dos dedos. Quando Lua está cheia, o espetáculo é maior ainda, a luz reflete nas areias brancas, iluminando as dunas, oferecendo aos amantes, lugar e clima perfeito para o romance.
Durante o dia, o passeio pela imensidão do parque só é possível através de um jipe ou um buggy 4X4 e o ponto mais alto da visita é a “Lagoa da Gaivota”. Após atravessar as dunas de areia, que são muitas, a “Lagoa da Gaivota” surge como se fosse uma miragem. Uma enorme mancha azul de água transparente, um verdadeiro oásis no meio do deserto. Sua beleza é tamanha que desperta a irresistível vontade de ali ficar e esquecer que o mundo existe. As pessoas dizem que quem a conhece, corre o sério risco de não querer ver as outras atrações dos Lençóis Maranhenses.
O parque oferece muito mais ainda, o turista tem a oportunidade de "surfar" nas dunas com uma prancha de madeira. Uma brincadeira para todas as idades, onde os “tombos”, são a parte mais divertida para quem observa. Os passeios de barco pela orla das praias também são uma boa opção.
Para o verão que está chegando, o estado do Maranhão é uma excelente alternativa de viagem para as suas merecidas férias e conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com suas dunas e oásis de águas azuis é uma oportunidade única de estar junto à natureza, com muito conforto e comodidade.

Nenhum comentário: