quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

PORTO SEGURO

Porto Seguro, uma cidade no litoral sul do estado da Bahia, é considerado oficialmente, o primeiro lugar onde a esquadra portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral avistou no dia 22 de abril de 1500, descobrindo assim o Brasil, primeiramente chamado de “Ilha de Vera Cruz”, por Cabral, o que deu início a história de nosso país, uma história realmente muito conturbada. Fatos históricos revelam que a tal “descoberta” não foi assim por acaso, além da real intenção da coroa portuguesa em buscar acordos comerciais com os países do continente asiático, Cabral tinha ordens diretas do rei de Portugal para marcar território nas terras que Cristovão Colombo havia descoberto oito anos antes, no extremo oeste do oceano atlântico, consolidando assim “Tratado de Tordesilhas”, proposto anteriormente em 1494 entre os governos de Portugal e Espanha, para a divisão das terras no “novo continente”.
Deixando as discussões acadêmicas de lado, reconhecemos sim o grande feito do comandante Pedro Álvares Cabral, algo que deve ter impressionado até o mais experiente navegante, a descoberta de um paraíso que foi dado o nome de “Porto Seguro”.
Cercada de belas paisagens naturais, hoje abriga também ricos monumentos históricos e culturais do Brasil. Passado 508 anos, Porto Seguro se tornou rota obrigatória para os turistas estrangeiros que visitam o país e para os turistas brasileiros que buscam destinos turísticos de destaque em território nacional, sendo a segunda cidade do nordeste a mais procurada pelos viajantes.
Com a consciência que o turismo e a principal fonte de renda do município, a cidade esta sempre promovendo pacotes especiais com preço convidativos e facilitados, oferecendo passeios e atividades recreativas em contrapartida, que tornam a viagem bem mais acessível e atraente, que por fim trás o visitante em qualquer época do ano, lotando a cidade. O clima ajuda muito, é sempre quente no verão com temperaturas que chegam a 42°C e ameno no inverno, com média de 25°C. O litoral é um dos mais extensos do Brasil com cerca de 85 km, divididos em 25 praias de areias finas, brancas e sem nenhum tipo de poluição
Com excelente infra-estrutura, o turista encontra em Porto Seguro, uma variedade de hotéis, bares, restaurantes e tudo que ele puder desfrutar em sua viagem de férias. As Agências de turismo e hotéis da cidade desenvolvem os mais diversos programas, como visitas nos locais históricos e nas vilas mais afastadas como Arraial d´Ajuda e Trancoso, com as praias mais bonitas da região, atividades relacionadas ao ecoturismo no Parque Nacional do Monte Pascoal, o primeiro ponto visto pela esquadra de Cabral, esportes radicais, passeios de escuna, de ultraleves e helicópteros pela costa, as aulas de lambaeróbica e danças baianas como o axé.
No Centro Histórico, as lojas ficam sempre abertas com o artesanato local, que está muito bem relacionado aos primeiros habitantes da região, os índios. Os Pataxós produzem peças de decoração feitas com bambu, madeiras de lei e argila, além de acessórios confeccionados com sementes e penas. Mais o lugar mais atrativo da cidade é a “Passarela do Álcool”, talvez o local mais freqüentando de Porto Seguro, que abriga uma grande variedade de bares e restaurantes, que ficam abertos até o raiar do dia, embalados por muita música e pessoas vindas de todo o país e por que não dizer do mundo.
Fora o embalo dos boêmios, a cidade também mostra o início da história do Brasil, através do “Marco Descobrimento”, uma pedra de cantaria, trazida de Portugal entre 1503 e 1526, que simboliza o poder da coroa portuguesa, a igreja de Nossa Senhora da Pena, construída em 1535, que abriga a imagem de São Francisco de Assis, primeira imagem trazida para o Brasil e vários outros monumentos históricos e culturais.
Com diversão e entretenimento 24 horas por dia, Porto Seguro não para e é uma das melhores opções de viagem parta você e toda a sua família.

Nenhum comentário: