domingo, 18 de janeiro de 2009

MACEIÓ, A CAPITAL DO ESTADO DE ALAGOAS

Com temperatura média de 25°C, Maceió, a capital do estado de Alagoas, fascina os turistas com suas praias, algumas urbanas e outras um pouco mais afastadas com águas de águas claras e areias brancas. Ensolarada durante 270 dias por ano possui belezas naturais e grande diversidade cultural, além de oferecer várias opções de lazer e espaços modernos para negócios.
Fundada como vila em 1815, passou a ser o município emancipado em 1839, graças ao porto de Jaraguá, um porto natural que facilitava o atracamento de embarcações, por onde eram exportados açúcar, tabaco, coco e especiarias, que ajudou a desenvolver muito a cidade, elevando-a como capital da Província de Alagoas.
Com arquitetura predominantemente colonial e neoclássica, com destaque para o Bairro Histórico do Jaraguá, que abriga bares, boates, restaurantes e museus, a cidade tem uma cultura marcante, representada principalmente pelo seu rico folclore, representado através seus artistas, escritores e músicos como Djavan, Hermeto Pascoal, Graciliano Ramos, entre muitos. Dentre as manifestações folclóricas podemos citar algumas, como a “Carvalhada” e “Festa de Reis”. O artesanato é representado pela cerâmica que encanta a todos por sua criatividade, originalidade e beleza, que pode ser encontrados na “Feirinha da Pajuçara” e na “Feirinha do Mercado”.
Com cerca de 40 km de litoral, às margens do oceano atlântico, dividido em 15 praias paradisíacas, com piscinas naturais, um mar de águas mornas e tranqüilas e de uma cor inigualável, cuja cor varia entre o verde e azul turquesa, o turista encontra várias opções como a Praia de, onde o mar é calmo e águas são transparentes, no local há muitos coqueiros e piscinas naturais formadas por arrecifes. Em Ponta Verde concentra algumas da melhores opções de hotéis em Maceió e é o ponto de encontro dos jovens. Na Praia de Pajuçara, a maior atração é o passeio de jangada até a piscina natural que se forma na maré baixa entre arrecifes e bancos de areia, nos finais de semana, Pajuçara ganha bares flutuantes, que servem bebidas e tira-gosto. Na Praia de Jatiúca, os banhistas buscam tranqüilidade e é também muito procurada pelos amantes da pesca. Na Praia do Francês o turista encontra uma das mais belas praias de Maceió, com sua enseada formada por uma extensa barreira de recife, que forma uma belíssima piscina natural, com intensa fauna marinha. Na Foz do Rio São Francisco, o encontro do Rio São Francisco com as águas do mar, forma-se um dos mais belos cartões postais de Alagoas. Finalizando, na Lagoa de Mundaú que é formada por um vasto manguezal pontilhado por nove ilhas, existe uma grade variedade de peixes, crustáceos e moluscos que fazem parte de um cenário de rara beleza.
Na gastronomia as cores e sabores estão presentes na rica culinária alagoana, com frutos do mar, comidas a base de peixes, crustáceos, mariscos, moluscos e a tradicional “peixada”, com pirão, regadas com molho de pimenta. As iguarias de origem indígena e africana, como tapioca, cuscuz de milho, massa puba, arroz doce, batata doce, inhame e macaxeira com carne de sol, beiju, grude de goma, pé de moleque, munguzá, canjica e pamonha costumam ser servidas nos cafés da manhã e da noite, além das frutas tropicais como jaca, manga, mangaba, abacaxi, banana e pitanga, sapoti, pinha, graviola, caju, cajá, acerola, que podem também ser transformadas em sucos, sorvetes e doces.
Com várias opções de lazer, Maceió é uma cidade alegre onde a natureza e o bom tempo são consideradas os maiores atrativos turísticos e o turista tem a opção do divertimento ou somente o descanso e o prazer de curtir a vida.
Com toda a infra-estrutura para recepcionar o visitante a capital do estado de Alagoas e um dos mais belos destinos brasileiros, com uma orla marítima enfeitada por coqueiros que dão um toque mágico à paisagem deslumbrante, praias maravilhosas, com algumas ainda primitivas, Maceió é mais uma opção de viagem para suas férias. Consulte seu agente de viagens.

Nenhum comentário: