quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

BUENOS AIRES, A CAPITAL DO TANGO

Bem ao lado do Brasil esta um país muito interessante e curioso, cheio de belas surpresas, estou falando da nossa vizinha, a Argentina. Todos nós sabemos que vizinhos às vezes possuem diferenças, que geralmente acabam em calorosas discussões, é não é diferente com nossos “irmanos” argentinos. As opiniões sobre futebol, política, comportamento e até gastronomia divergem muito entre estes dois países situados no sul da América Latina. Deixando tudo isso de lado e olhando para outra direção, apresentamos Buenos Aires, a capital da Argentina, uma cidade repleta de cultura, história e muito bem infra-estruturadas para o turismo.
Fundada primeiramente em 1536, pelos conquistadores espanhóis, foi abandonada e invadida pelos índios que destruíram toda a cidade. A retomada ocorreu 1580 e rebatizada de Ciudad de La Santísima Trinidad y Puerto de Nuestra Señora Del Buen Ayre. Hoje Buenos Aires é um dos principais destinos turísticos na América do Sul, também é chamada de “a mais européia das capitais sul-americanas”. Possui uma infinidade de museus, restaurantes, bares, casarões centenários, praças, parques, bibliotecas, universidades, teatros e casas de shows.
A infra-estrutura, Buenos Aires oferece ao turista, um aeroporto internacional e um aeroporto para vôos domésticos, além de uma grande variedade de hotéis em diversas categorias diferentes e aparthotéis, a maioria no centro da cidade, com fácil acesso para qualquer lado da capital argentina, graças ao sistema de transporte, que permite o traslado rápido e com baixo custo. Há também centenas de restaurantes, bares onde o turista pode desfrutar da tradicional gastronomia argentina, regada aos melhores vinhos feitos no país. Para os jovens universitários e os que gostam de viajar sem muita conforto, os chamados “mochileiros”, há em Buenos Aires albergues juvenis, com custos bem acessíveis.
Para quem visita Buenos Aires, a Plaza de Mayo é o ponto de partida, justamente por ser ali que a cidade nasceu. Ao redor da praça o turista pode observar a Casa Rosada, a sede do governo argentino, a Catedral Metropolitana, o edifício do Banco de La Nación, o prédio do Cabildo, o edifício do antigo Congresso da Nação, onde atualmente funciona a Academia Nacional da História e a Chefatura de Governo da Cidade. Mais a frente na Avenida de Maio, encontramos importantes prédios históricos com rica arquitetura, como a Casa da Cultura, o Palácio Barolo e o Café Tortoni. Logo depois o passeio continua no Centro Histórico, constituído por dois bairros, Monserrat e San Telmo, com belos bosques, mansões, igrejas, praças. Na Praça Dorrego, todos os domingos se instala a famosa Feira de Antiguidades de Buenos Aires, nesse lugar encontramos também um complexo jesuíta formado pela igreja de Nossa Senhora de Belém, a Paróquia de São Pedro Telmo, o Museu Penitenciário "Antonio Ballve", o Museu Histórico Nacional e o Parque Lezama, onde foram alojadas várias esculturas e monumentos artísticos.
Em outro bairro, chamado Recoleta, há uma variedade de pontos turísticos, como a sede principal do Museu Nacional de Belas Artes, a Biblioteca Nacional, o Centro Cultural Recoleta, a Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, a Basílica Nossa Senhora de Pilar, o Palais de Glace, o Bar La Biela e o Cemitério da Recoleta. Na verdade são vários os bairros que apresentam muitos monumentos e edifícios históricos, como o bairro de Palermo, onde se situam os Bosques de Palermo, o Planetário e o Zoológico de Buenos Aires.
Entre tantos lugares, um ponto que o turista tem a obrigação de visitar é a Avenida Corrientes, com seus muitos teatros. No cruzamento com a Avenida Nove de Julio, o visitante se depara com um enorme obelisco, que foi colocado ali para se tornar um emblema da Cidade de Buenos Aires. Também foi instalado nesta avenida, o Mercado de Abastecimento, que na atualidade foi convertido em um centro comercial. São muitos os lugares para visitar, o melhor que o turista pode fazer é comprar um guia que mostra toda a cidade e seus atrativos.
Mas o maior atrativo de Buenos Aires é o Tango, a música triste na sua forma de se expressar, quase um lamento e a dança marcada pelos movimentos fortes. Nascido nos bordéis e levado para as altas classes sociais argentinas, o Tango se tornou a maior característica cultural do país, foi imortalizado por Carlos Gardel, o grande intérprete da música argentina e difundido pelo mundo por Astor Piazzolla, que uniu o Tango com as escalas do Jazz contemporâneo. São centenas casas de shows que apresentam o Tango como seu melhor espetáculo, com experientes bailarinos e excelentes músicos. Nem precisa mencionar que estas casas estão sempre lotadas com visitantes do mundo inteiro, que procuram saber mais sobre esta exótica forma de música, abrilhantada com o sensual estilo de dançar.
Buenos Aires é uma capital fascinante, um belo lugar para ser visitado e está logo ali, ao lado do nosso país, e para quem deseja ver uma cidade européia na América do Sul, Buenos Aires é uma ótima opção de viagem.

Nenhum comentário: