quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

MONTEVIDÉU, A CIDADE COM A MELHOR EM QUALIDADE DE VIDA NA AMERICA LATINA

Na divisa com o extremo sul do Brasil, esta mais um vizinho de nosso país, o Uruguai, um país elegante e cheio de glamour. Sua capital é Montevidéu, a sede administrativa do Mercado Comum Sul-americano (MERCOSUL), uma cidade considerada como a melhor em qualidade de vida na America Latina e uma das mais seguras do Mundo. Isto é um belo cartão de visitas, mas Montevidéu tem mais surpresas para apresentar ao turista que a visita.
Fundada em 1726, foi província da Argentina, ainda sob o domínio espanhol, muitos anos depois foi conquistada pelos portugueses e passou a pertencer ao governo brasileiro, durante o reinado do Imperador D. Pedro I. Logo conquistou a sua independência na Guerra da Cisplatina, então passou a ser capital do governo do Uruguai. Hoje Montevidéu é uma cidade moderna, mais ainda com um jeito interiorana, com um ar das mais belas cidades européias. O turismo é uma das suas principais fontes de renda, a cidade possui importantes patrimônios históricos e culturais, além de teatros, bares, centros comerciais, igrejas, casas de jogos, praias e hotéis, que atraem cerca de quinhentos mil turistas por ano.
Como supostamente Carlos Gardel, o maior cantor de Tango de todos os tempos, tenha nascido no Uruguai, o estilo musical também é presente na cidade que um dia foi considerada como a mais Suíça das capitais Sul-americanas.
Ao Passear por Montevidéu, o turista encontra a “Praça da Independência”, a mais importante do país, que possui ainda um dos portões da antiga muralha que cercava a cidade no período colonial. No “Mausoleo de Artigas”, ainda na Praça da Independência, um monumento construído no período da ditadura uruguaia, as estátuas e obras seguem a arquitetura fascista da Itália dos anos 30, monumentos que lembram o poder militar dos generais e sua insanidade terrorista. No “Museo Blanes”, o visitante pode observas as obras dos artistas Juan Manuel Blanes e Pedro Figari, que estão expostas para o público em geral. Bem perto dali encontramos o “Edifício Salvo”, erguido em 1927, que já foi o considerado o mais alto da América Latina. Nas “Ramblas”, as avenidas à beira-rio, o turista pode caminhar no calçadão ou praticar esportes. No Estádio Centenário, local onde foi realizada a 1ª Copa do Mundo, vencida pelo Uruguai, podemos sentir a força deste esporte através da história.
No “Mercado Del Puerto”, existem dezenas de pequenos restaurantes que servem a tradicional "parrillada", além do churrasco assado nas lenhas, pescados e o "medio y medio", drinque à base de vinho. No mercado podem ser encontrados também diversos tipos de artesanatos feitos pelos artesãos e artistas da cidade.
Continuando o passeio, encontramos o “Palácio Taranco”, de 1907, em estilo francês, que abriga um rico acervo em objetos artísticos e históricos. Na Igreja Matriz, registros asseguram que suas edificações foram às pioneiras de Montevidéu, datadas de 1726. Em seu acervo, objetos de arte sacra, esculturas e tumbas, o imponente altar-mor e a intrigante imagem de Nossa Senhora que, lavrada em madeira, foi presente dos padres jesuítas no ano de 1725. Muito próximo a Igreja está o “Cabildo”, de 1808, que hoje abriga o Museu e Arquivo Histórico Municipal. Marco histórico, o prédio abrigou a prefeitura quando a Constituição uruguaia foi promulgada, em 1830.
Nas Travessas do calçadão da “Sarandí”, galerias de arte, antiquários e uma zona comercial moderna. Em outra a travessa, a “Bacacay”, há uma infinidade de cafés, restaurantes e livrarias, onde a parada é obrigatória. No clássico Teatro Solís, o turista conta com espetáculos de música erudita.
Além de tudo isso o visitante não pode deixar de conhecer o Jardim Botânico, o Museo Histórico Nacional, o Monumento à Diversidade Sexual e finalmente os Cassinos um dos pontos mais altos para quem passar alguns dias em Montevidéu.
Muito próximo ao nosso país, Montevidéu é um ótimo destino para quem gosta de viajar e conhecer novas culturas. Acessível, pelos mais variados meios de transporte, pode ser visitada em qualquer época do ano e está pronta a receber o turista de braços abertos.

Nenhum comentário: