quarta-feira, 4 de março de 2009

PERU, O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO INCA

Conhecido como o maior exemplo de América pré-colombiana, o Chile foi elevado a vice-reinado pelo Império Espanhol, no século XVI, depois de muitos confrontos com o Império Inca, liderados pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, que impulsionado pelas riquezas que a região possuía, promoveu o extermínio do povo inca, causando o fim do império através de guerras. Pizzaro se aproveitando da revolta civil que já ocorria entre o povo, graças ao conflito entre os irmãos soberanos Atahualpa e Huáscar, que travavam uma batalha pelo trono, viu a chance de avançar com seu exército nos territórios que já estavam enfraquecidos pelos intensos conflitos e atacou, fazendo o Imperador Atahualpa como refém e subjugando por completo o povo Inca.
O Peru declarou a sua independência da Espanha em 28 de Julho de 1821. A partir desta data, a história do país foi marcada pela instabilidade política, golpes de estado e guerras com países vizinhos. Hoje Peru é um país estável, com uma república presidencialista, onde o turismo é uma das suas maiores fontes de economia. Competindo diretamente com Brasil, Argentina e Chile, O Peru se destaca por possuir vários patrimônios da humanidade, sejam eles naturais ou históricos, que chamam a atenção de aventureiros do mundo todo. Neste pequeno país podemos explorar alguns tipos de turismo como: o turismo de aventura, o científico, o esportivo, o ecológico, o histórico, o exótico e o esotérico.
Possuidor de uma temperatura variável, surpreendentes paisagens como planícies áridas, picos nevados, florestas, lagos e cidades perdidas cheias de lendas e histórias, o Peru oferece um perfeito equilíbrio entre seus atrativos turísticos cheios de emoção e aventura, a começar pela própria Lima, a capital peruana, com mais de 400 anos de idade, também chamada “Cidade dos Reis”, fundada por Francisco Pizarro, que conserva vários monumentos e prédios antigos como conventos e grandes casas coloniais. Em outras cidades como Cusco, em meio a mitos e lendas sobre deuses e estranhas aparições de seres mágicos, o turista encontra muralhas e construções feitas de enormes blocos de pedras, perfeitamente encaixados, feitas por antigas civilizações, que intriga a sociedade científica, pois a tecnologia necessária para a realização de tal obra arquitetônica, não existia no tempo da civilização pré-colombiana.
O maior patrimônio do Peru hoje é Machu Piccho, uma cidade perdida do povo inca, construída no alto de uma montanha, de uma forma que os cientistas ainda não acharam uma explicação lógica. Foi descoberta em 24 julho de 1911 pelo aventureiro Norte-americano Hiram Bingham, que buscava cidades perdidas na região sul americana. Considerada como um dos monumentos arquitetônicos e arqueológicos mais importantes no planeta, Macchu Piccho foi eleita uma das “Sete Maravilhas do Mundo Contemporâneo” recentemente. Uma cidade sagrada, misteriosa, que desperta no visitante diferentes sensações e várias dúvidas sobre o estranho modo de vida dos seus antigos moradores e suas relações com seres “divinos”, que eles acreditavam que os visitavam periodicamente.
Situada próxima a floresta amazônica peruana, repleta de cores e paisagens incomuns de grandes contrastes, com florestas, lagos, cachoeiras, rios e sítios arqueológicos, está Tarapoto, a “Cidade das Palmas”, um lugar rodeado de atrações turísticas. Tarapoto está no vale entre os rios Cumbaza e Shilcayo, em meio a pequenas cidades de tradições culturais únicas. Como a região é um ponto turístico que atrai muitos visitantes, a vida noturna é cheia de vida, ali o turista pode desfrutar depois de um dia de muita aventura, ótimos restaurantes, bares, casas de dança embalados com muita boa música.
As margens do Lago Titicaca, a 3.860 metros a cima do nível do mar, encontramos Puno, a “Cidade das Alturas”, que os exotéricos acreditam ser de um estranho magnetismo vindo do deus Sol. Seu folclore é o mais rico e ofuscante de todo o país. Em Kuelap, fortalezas e templos construídos por povos antigos nas montanhas, a 3.000 metros acima do mar. Kuelap é um lugar que surpreende pela sua paisagem incomparável, seus monumentos são muito diferentes das centenas de outros sítios arqueológicos encontrados por todo o Peru.
No deserto altiplano do Peru, um dos maiores mistérios do mundo, as Linhas de Nazca, desenhos feitos no solo que só podem ser vistos do alto, além de tumbas, com múmias em perfeito estado de povos anteriores aos incas. Bem próximo esta Ica, a terra do algodão, o vinho e o pisco, um oasis de dunas douradas e águas transparentes, um porto de mitos e lendas, localizada a 303 quilômetros ao sul de Lima.
Tudo isto é só uma pequena parte deste mágico e misterioso país, o Peru possui uma infinidade de lugares exóticos de beleza rara e merece ser descoberto por nos brasileiros. A política implantada pelo governo peruando para o turismo é invejável e seus programas de incentivo e marketing são no mínimo louváveis. Ao contrário de nosso país onde o turismo é administrado por políticos sem visão, que utilizam essa indústria como plataforma política para suas insanidades, prejudicando a comunidade e o comércio das cidades chamadas turísticas, retrocedendo todo o desenvolvimento de uma região.

4 comentários:

Anônimo disse...

Enio,já estou planejando minha próxima aventura, Peru e Bolívia, depois de ler essa matéria com vários destaques dos pontos turísticos e outras informações sobre o Peru fiquei mais empolgado ainda...parabéns.

Bruno Siara disse...

Caros,
que matéria fascinante, um país tão rico de história e natureza realmente merece os parabéns!!!

Turismo & viagens

Anônimo disse...

Além de lindas paisagens o Peru é uma ótima opção para quem quer conhecer mais sobre a história da civilização,todos deveriam conhecer esses locais, é um patrimônio cultural riquíssimo!
Turismo & viagens

Anônimo disse...

Perdão, mas o Peru é o fim, sem infra estrutura, Lima, pula.
Somente um ponto de conexão para Cusco.
Tudo caro, meu conselho com mais de 20 anos de janela em turismo,
Una Trampa!
busquense otro lado