quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

DICA DE VIAGEM: A ESTRADA REAL

Para quem gosta de aventura, de pegar a estrada e curtir belas paisagens, aliadas a história e cultura, uma das opções de Circuitos Turísticos no Brasil é a “Estrada Real”, um roteiro de 1.600 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte.
Saindo da cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, com destino final na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, o turista conta com as mais variadas paisagens, fazendas centenárias, cachoeiras, grutas, rios, vilas, museus, reservas ecológicas, cidades e a história do Brasil, relatada nos caminhos que os portugueses obrigavam os escravos a fazer para trazer de Ouro Preto, as riquezas das minas gerais, até o porto de Paraty, passando por trilhas, estradas de pedra e asfalto.
A Estrada Real é uma aventura, uma herança que os primeiros colonizadores deixaram para todos nos desfrutar. No percurso total, são cerca de 198 municípios a serem visitados, em grande parte do caminho, o turista encontra aconchegantes pousadas para descansar e curtir a natureza, com possibilidade de até praticar atividades ecológicas e esportivas. Importante, o caminho é todo indicado, com placas de informações para o turista não se perder no longo trecho do roteiro. Para quem deseja fazer um trajeto mais curto há uma opção, entre São Paulo e Rio de Janeiro, trata-se do trecho da Estrada Real que começa na Rodovia Presidente Dutra, em Guaratinguetá, na saída 65, seguindo para a cidade de Cunha e, após descer a serra até o litoral, termina em Paraty. O acesso é fácil com qualquer tipo de carro, embora o trecho final seja de terra e exija um pouco de cuidado.
Para quem ainda não pode fazer um roteiro internacional como a Rota 66 e quer mais que o Circuito das Águas, a Estrada Real, surge como uma ótima opção para fugir do caos do dia a dia, uma viagem emocionante cheia de surpresas.

Nenhum comentário: